Aplicando para o visto de partner... por onde começar?

Antes de mais nada, saiba que esse processo é longo e demanda de algumas etapas que você deve cuidar para que sejam feitas on time!

Caso você já tenha conversado com seu parceiro e desejam aplicar para esse visto, o quanto antes você puder começar o processo, melhor pra vocês! Não deixem para fazer ou buscar pelas documentações de última hora.

Um dos primeiros passos eu diria é: Va até o site do IND, leiam, releiam e saibam tudo o que irão precisar! Cada caso é um caso!

- Na própria página do IND você consegue fazer o download do application e ter acesso as documentações que talvez se aplique ou não ao seu caso. No caso de quem é Au Pair e quer aplicar para o partner, você estará preenchendo um application "changing the purpose of staying", onde mudará seu visto atual para o de partner.

- Saiba que sua certidão de nascimento não poderá ter mais de 06 meses, então todo aquele processo que você fez pra ser Au Pair na Holanda de pedir uma segunda via, apostilar e traduzir você terá que refazer aqui.
Quanto a sua certidão se você for de SP, tem o site do registro civil que facilita e muito a vida! Lá você também pode clicar em uma nova opção que disponibilizaram de Apostilamento! Eu fiz isso e pedi para enviarem a casa de uma amiga que depois colocou nos correios para mim!

- Recebido sua certidão aqui na Holanda, entre no site do Itamaraty, e agende sua visita ao consulado brasileiro em Amsterdam para fazer o pedido da Declaração de Estado Civil Consular.
Geralmente as datas acabam rápido e são para 1 mês em frente.
Saiba que, você deverá ir acompanhada de 2 testemunhas brasileiras para assinarem a declaração comprovando que você é de fato solteira.
Neste mesmo atendimento, eles te enviam um e-mail com a documentação que precisará levar com você:
- Certidão de Nascimento Original - Apostilada (com expedição de até 06 meses).
- Passaporte
- O valor a pagar (na época de 2019, 16,50euros)
- Declaração Preenchida (para ganhar tempo) porém não assinar.
A assinatura deve ser feita em frente a agente consular.
Essa declaração não é uma obrigatoriedade ser preenchida anteriormente. Mas acredite, facilitará e muito sua ida e poupará e muito seu tempo.

As testemunhas deverão levar um documento com foto que comprove a nacionalidade brasileira, como RG ou Passaporte.

Com tudo isso, você assinará em frente ao atendente e entregará a documentação, ele irá digitar mais alguns dados e irá ficar com seus documentos enquanto emite a declaração que provavelmente estará pronta depois de alguns minutos (entre 15/30).

Assim que você tiver esse documento em mãos, saiba que o trabalho não termina por aí. Você deverá ainda autenticar no Ministério das Relações Internacionais a assinatura do consul brasileiro em Den Haag e aí sim, você terá esse documento concluído.

- No Ministério de Relações Exteriores em Den Haag que fica localizado praticamente em frente à estação Central, você preferencialmente deve ir entre 9h as 11:30h da manhã, onde você aguardará o documento estar pronto no mesmo dia. Lá você deverá pegar uma senha de atendimento referente a Legalização de documento. Quando te chamarem você irá até o guichê, entregar a declaração que foi feita no consulado brasileiro, e sim, é a original! Você pagará os 10 euros (também na época de 2019) e aguardará de 10 a 15 minutos até que o documento fique pronto!
Eles chamam pela mesmo senha de início e depois dessa etapa, sua declaração de estado civil estará concluída para ser anexa no seu application!

- Quanto aos documentos do seu partner, o mais importante é quanto ao contrato de trabalho! Ou caso ele seja self employer, ele provavelmente deverá ir até um contador pra saber como funciona todo o trâmite.

- Qualquer dúvida que você e seu partner tiverem, podem ligar sem medo no IND, eles ajudam e muito esclarecendo todas suas questões! O telefone também se encontra diretamente na página oficial deles!

- Uma coisa muita importante é que no momento em que você aplicar para o novo visto, você deve estar registrada no mesmo endereço do seu parceiro. No meu caso, pelo site da gemeente/prefeitura da cidade em que moro, pude deixar agendado para que fosse atualizado meu endereço na data exata em que me mudaria, e aplicaria para o visto! Meu ano trabalhando como Au Pair acabou exatamente um dia antes de dar a entrada no processo!

- Há duas opções de dar entrada no seu application, através dos correios, ou online.

Pelos correios, o IND recomenda que seja dada a entrada ao menos 1 mês antes da sua ID vencer. Pois eles têm de 5 a 10 dias úteis para responder se receberam seu application. Logo depois de receber a carta de confirmação você irá receber uma outra com instruções de como efetuar o pagamento, o fazendo, você recebe a confirmação de que seu application está em fase de processamento e o IND tem até 90 dias para te dar uma resposta!

Uma coisa muito importante de saber é, logo depois que você der entrada em seu application, você deve fazer um agendamento para ir ao IND receber uma 'stamp' no seu passaporte permitindo que você aguarde a resposta dentro do país legalmente, esse agendamento deve ser feito pelo menos até o dia em que sua ID atual irá vencer, então sempre bom ficar de olho nas datas!

Caso decida por aplicar online, você deverá ter uma conta no DigiD! 
No momento em que se cadastrar eles irão mandar um sms de confirmação assim como e-mail, e dentro de 3 dias úteis você recebe uma carta do site com um código de ativação da sua conta. Esse site permite que você acesse todos os sites do governo na Holanda. E através dele, você poderá fazer seu application online!
Depois de preencher com todos os dados corretos e documentos necessários, você deverá efetuar o pagamento do application e dentro de 24h eles irão te dar uma confirmação! Nesse caso você poderá aplicar até 01 semana antes de vencer o visto atual, e fazer seu agendamento para receber a autorização em seu passaporte.

No momento em que apliquei, depois de poucos minutos recebi um e-mail automático do IND dizendo que já estava com meu application e que dentro de 10 dias eu iria receber uma carta com a data prevista para a resposta.
A própria página do IND já me encaminhou para fazer o agendamento para fornecer informações biométricas. Mesmo que eles já tenham as suas informações por ter sido au pair anteriormente, precisa atualizar para que eles possam emitir sua nova ID caso seu visto seja aprovado.

Quanto ao agendamento para receber o sticker no passaporte foi feito uns dias antes do vencimento da minha antiga ID, atual da época. Recebi o sticker que teve a mesma data prevista que veio na carta que informava que o application já estava com eles!

Uma nota importante é: Tenha em mente que você deverá ter tempo também para separar fotos de vocês dois, fotos de vocês com amigos/familiares, tickets de viagens que fizeram juntos, cartas que enviaram um ao outro ou mesmo algum print de conversas de vocês dois onde apareça a data também! Tudo que possa provar que vocês têem de fato um relacionamento verdadeiro é bem vindo nesse momento!  

Feito isso, é aguardar por uma resposta positiva que virá através de uma carta dentro de 90 dias! E assim foi comigo, apliquei em 19 de Outubro de 2019 e recebi minha resposta dentro do tempo esperado em 14 de janeiro de 2020! 

Não esqueça de conferir junto com seu namorado antes de enviar finalmente o application e sucesso em seu processo! :)

Observação: Como apliquei para o visto em Outubro de 2019 algumas coisas podem ter mudado! Por isso sempre procure se informar sobre documentos, valores e etc. em sites de fontes oficiais.

Comentários