Luxemburgo em: Luxemburgo

Por dicas de uma amiga resolvi ficar pouco tempo em Luxemburgo... O país por si só já é bem pequeno, a cidade então, nem se fale... Mas o que ele não tem de tamanho, tem de beleza!

Luxemburgo está atrás ou se não, até mesmo em paralelo com Paris. Um dos lugares mais lindos que visitei até hoje, mas nem sou lá tão viajada assim.

Morando na Holanda, um país super plano, onde a montanha mais alta tem 323m, confesso que Luxemburgo fez meus olhos brilharem com seus terrenos de muitos altos e baixos!

Eu particularmente, sempre que monto algum roteiro, pesquiso em muitos blogs antes para ver dicas e tudo o mais, e mesmo assim, as vezes não encontro aquela informação que poderia fazer toda a diferença! Então aqui vai:

Luxemburgo tem um site com todos os eventos que estão ou vão acontecer na cidade! Dessa forma além de contar com a sorte que eu tive de ter um festival de música rolando pela vila, você também pode evitar ir em um feriado nacional em que os comércios vão estar fechados, como aconteceu comigo também!


Logo que chegamos por lá, a alguns passos de onde o ônibus havia nos deixado, encontramos algumas bikes da vel'Oh! para alugar! Antes de ir a cidade, nem planejávamos pedalar, uma vez que Luxemburgo não é tão plano como a Holanda, mas para nossa sorte as bicicletas por lá são elétricas, o que ajudou e muito! Na mesma hora entramos no site, nos cadastramos e através do pagamento com cartão de crédito pudemos pegar a bike! O bom é que eles têm um pacote de 3 dias por 5 euros! Sim! Mas tem um porém, sempre que pegar alguma bike, caso você passe de 30min, ele cobra 1 euro a mais. Caso seja 1:30h você paga 2 euros a mais no total! Caso devolva dentro de 30 min, não tem nenhuma cobrança extra, e você pode pegar a bike de novo logo depois!
O que ajuda nessa dinâmica deles é que muitos pontos da cidade possuem um local onde você pode pegar e deixar a bike, além de que no próprio App você sabe quantas bikes estão disponíveis e também se há lugar para estacionar!











Por Luxemburgo ser bem pequena, o ponto de vantagem de ter a bicicleta é que você consegue explorar lugares um pouco mais distantes daquele centrinho da cidade, o que não quer dizer que pedalar por lá não vale a pena!


Aqui nesse MAPA coloquei todos os pontos da cidade que achava interessante conhecer, grande parte turístico, parques etc. Os pontos mais afastados fizemos sempre com a bicicleta, lá você pode pedalar na calçada, mas algumas vezes vai ser necessário ir pela rua mesmo, o que não é um grande problema pois os carros geralmente respeitam bastante! Eles se encontram em ordem numérica, o que ajuda no momento de saber qual direção ir!

Um dos lugares o qual fiz questão de visitar foi o Bock Casamates, que são túneis subterrâneos que foram construídos em 1644!


Li também em um blog chamado "O mundo é pequeno pra mim" a seguinte história sobre o local:

"A Casamata Bock é considerada um Patrimônio da Unesco. A história da casamata é longa e se inicia em 963 quando o Conde, dono das terras, buscou construir um ponto de defesa escolhendo o local entre as falésias rochosas, formando uma fortificação natural. 
No entanto, os primeiros túneis só foram construídos durante a dominação espanhola em 1644, eram 23 quilômetros de longos túneis subterrâneos que chegavam a 40 metros de profundidade e tinham instalações habitacionais como cozinhas, oficinas, padarias, e etc.
Esse locais serviam como passagem e defesa. Em 1867, após declaração de neutralidade, a fortificação foi parcialmente destruída, sobrando apenas 17 quilômetros. Só para se ter ideia da história do local, na Segunda Guerra Mundial, a casamata foi utilizada como abrigo de aproximadamente 35 mil pessoas. Esse ponto de defesa conferiu a Luxemburgo o título de Gibraltar do Norte."
 >>>Aqui<<< você pode ler e saber mais sobre o lugar!


















Outra atração que vale a pena pagar 7 euros, é subir em um tipo de um elevador que te mostrará uma vista de 360° da cidade!

Por lá também tem Mc Donalds, para viajantes que não querem gastar tanto e se você por acaso gosta de comida japonesa, aconselho muito a ir em um restaurante chamado Sushi Ogasang que também está marcado no maps! Lá pagamos mais ou menos 23 euros por pessoa e pudemos comer a vontade! O local é pequeno e a parte do rodízio é uma grande mesa, onde outras pessoas podem sentar juntas e no meio da mesa há uma esteira com os pratos passando, onde você pode escolher o que quer comer... depois de alguns minutos eles liberaram as comidas que são fritas e sobremesas! Com certeza voltaria a este local! :)

Por fim espero que tenham gostado dessas dicas práticas que vão te ajudar um bocado no momento de planejar uma viajem para essa cidade que se ainda não tiver deveria estar na sua lista de lugares para conhecer!

Comentários