Das coisas impagáveis

A gente sabe que morar fora tem lá suas vantagens e desvantagens, mas com certeza há coisas que são impagáveis e que mesmo com os contras são prós tão grandes que você não trocaria por nada nesse mundo.
Como se sentir segura. Parece até insano pra quem está no Brasil e estiver lendo isso, mas posso afirmar com propriedade que não sinto nenhum medo de andar na rua à noite ou sozinha aqui na Holanda.
Quando trabalhava no Brasil, saia do serviço as 22h da noite, pegava o ônibus e descia no ponto próximo a minha casa, fazendo todo o trajeto sentindo medo, e andava quase já correndo depois que descia do ônibus até que chegasse em frente ao portão da casa da minha mãe, e a todo momento olhando pra todas as direções pra ver se não tinha ninguém estranho.
Sem contar tantas outras vezes que mesmo a luz do dia, quando estivesse em uma rua sozinha e um homem estivesse vindo na mesma direção eu atravessava a rua, para evitar... e é incrível mas nada disso eu faço aqui na Holanda. Ando de bicicleta à noite sozinha, pego trem, vou, volto, faço o que bem entendo no sentido de ir e vir e não sinto esse terror!
Sem contar que meus amigos no Brasil sempre brincavam comigo que eu parecia uma tartaruga por andar com a mochila sempre na frente e não nas costas, e aqui, deixo nas costas ou até mesmo na bicicleta porque sei que se eu parar em um farol as chances de alguém roubar seria de 0,01% pra não dizer que não existe essa possibilidade.
Além do respeito que existe na Holanda também. Estou aqui a pouco mais de seis meses e pasmem, nenhum homem NUNCA assoviou ou disse qualquer coisa para mim, como sabemos que é comum e que não deveria ser no Brasil.
Não sentir que há um olhar de julgamento pela roupa que você estiver usando.
O transporte público que funciona, tendo horário pra tudo... O fato de praticamente todos os Holandeses falarem inglês e muito bem, obrigado.
Por ser Au Pair aqui na Europa e ter uma permissão de residência, posso viajar pra qualquer outro país dentro do continente com uma facilidade enorme. Já fui pra Bélgica de ônibus, pra França de trem e quando cheguei lá não passei por nenhum controle quanto a documento ou algo parecido, parece loucura mas é dessa forma que vemos como as coisas funcionam e muito por aqui.

Coisas que para alguns podem ser consideradas pequenas, mas que fazem uma enorme diferença no nosso dia a dia e que ao meu ver pode sem dúvidas ser enquadradas como qualidade de vida.

Comentários