Nem tudo são flores

Aterrissei em um Domingo e na Segunda já comecei todas as atividades! Confesso que me sentia perdida com a correria da casa, e uma das minhas principais tarefas aqui é cozinhar! Mas que dificuldade até encontrar um arroz que realmente pareça com o do Brasil, ou descobrir um creme de leite adequado para se fazer um Strogonoff! 

Um bombardeio de novas informações! São muitos detalhes pra gravar mas não enlouqueça! Eles mesmos sabem que tudo é novo pra você e que seres humanos são passíveis de erros! Mas mesmo com tudo, em praticamente 5 dias minha host family já sentia como se eu estivesse a semanas por aqui pois consegui pegar a rotina da família tranquilamente, sem contar que quando suas tarefas são repetitivas, isso facilita e muito!!!

Uma coisa muito importante no seu ano de Au Pair é sempre fazer amizades e manter um grupo com mais meninas que são au pairs também no WhatsApp, principalmente nesses momentos de dúvidas, elas podem ajudar!

Quanto a diferença de horário, confesso que não sofri tanto, mas quando ainda no avião ouvi dois rapazes conversando e dizendo algumas dicas para que você não perceba tanto essa diferença entre Brasil x Holanda, que enquanto escrevo está em 3h mas pode chegar até 5h!
Quando cheguei, 28 de Outubro de 2018 o horário havia apenas mudado, então eram 4h de diferença com o Brasil! Como meu vôo foi noturno, decolei do aeroporto de Guarulhos em São Paulo 19:35 e cheguei em terras Holandesas 11h da manhã... Talvez tenha até me ajudado não ter conseguido dormir no avião e só ter ido dormir realmente à noite, o que acabou por me deixar cansada... E outra coisa importante, durante a semana no seu free time, não durma a tarde, ou talvez isso possa dificultar a adaptação do seu corpo com o novo horário.

Se eu fosse você, a primeira coisa que pediria para a família providenciar é um chip para o seu celular! Dessa forma quando chegar você já terá acesso a internet e poderá usar o Google Maps para pedalar por aí quando estiver em seu tempo livre! Eu moro em Aerdenhout, e mesmo não tendo dificuldades de decorar ruas ou pontos para demarcar o local onde estou passando, eu não saia para longe ou mesmo para conhecer o bairro até que tivesse o chip! As ruas e casas aqui são todas muito parecidas o que dificultava essa exploração a primeiro momento pois tinha medo de não saber voltar! Consegui ter internet depois de 3 dias e antes disso confesso que me sentia péssima de ficar dentro da casa sem poder sair... e saiba que nesse ano de au pair você também vai aprender que pedalar ajuda e muito a espairecer!

E como disse nem tudo são flores, você ainda vai ter bastante coisinhas para resolver, portanto assim que chegar, se sua agência também é a HBN você receberá um e-mail  dizendo que deverá buscar sua Residence Permit e ir a prefeitura acompanhada de um de seus hosts para se registrar no endereço deles!

Você agendará sua ida em ambos! Quanto a ordem tanto faz, o importante é fazer isso ASAP, mesmo para você começar a aproveitar mais seu intercâmbio sem essa preocupação em mente! :)
Morando em Aerdenhout precisei ir a prefeitura de Bloemendaal.
Pra me registrar levei apenas meu passaporte, a certidão de nascimento original e a traduzida. Acredito que lá eles nem me pediriam a tradução uma vez que você tem que preencher uns papéis onde eles perguntam todas as informações que contém na sua certidão! Feito, o prazo de retorno até que você esteja realmente no endereço da sua host family é de 2 a 6 semanas. Mas recebi os papéis em 5 dias e lá já constava o número do meu BSN que acredito ser equivalente ao nosso CPF no Brasil! 

Quanto ao IND, fui em Amsterdam e foi super tranquilo também, você agenda sua ida, leva o código de agendamento e seu passaporte... eu acabei levando a cartinha que poderia buscar a residence permit também mas nem olharam! Menos de cinco minutos peguei o documento e ela me deu as devidas orientações! Super simpática!

Com esses dois documentos em mãos, você pode abrir conta em banco e mesmo depois providenciar seu plano de saúde/convênio, como preferir! Ainda não fiz o segundo mas quando o fizer venho contar mais pra vocês!
Abri minha conta no banco ING, uma vez que tem uma taxa bem baixa que cabe no nosso bolso de Au Poor! Tudo rápidinho e em cinco dias eles enviam o cartão para o meu endereço e através da internet poderei colocar uma senha e resolver tudo referente ao banco sem precisar sair de casa!

Depois de tudo isso, saiba que ainda não acabou! Você ainda precisará providenciar para a agência um extrato chamado BRP, ou seja, você terá que voltar na prefeitura e solicitar esse documento que irá constar o número de pessoas registradas no mesmo endereço que o seu! Fiz isso e tive que pagar €10,10! Sim! Tive que pagar e uma coisa importante é que pelo menos a de Bloemendaal não aceita dinheiro em espécie, então é bom você já ter seu cartão, o que eles chamam de PIN, para efetuar o pagamento! Mas claro, já ouvi relatos de meninas que não precisaram pagar nada, ou mesmo que os hosts pagaram! melhor ainda

E aí com todos esses pequenos detalhes resolvidos: ENJOY! Porquê The Netherlands tem muita coisa linda pra ser vivenciada!

Comentários