Fase 4 - HBN Au Pair Agency


FASE 4 – Quando você já tem o tão sonhado MATCH e agora fará o processo de visto!!!

Neste momento você fará a contribuição referente a sua passagem de 800 euros ou comprará sua própria passagem!

O pagamento pode ser feito através de uma Casa de Câmbio ou via Remessa Internacional! Há também a possibilidade de fazer sua transferência através do site Transferwise, por exemplo! Mas existem vários outros! Sempre olhem a resenha sobre, para ver se é realmente confiável!

Eu particularmente optei por Remessa internacional, pois seria mais viável para eu ir ao banco o qual possuo conta e solicitar! MAS confesso, as taxas não ajudam muito... e também é algo que não indicaria pois o tempo é muito longo de espera!

Além de que, no banco, para que eu pudesse finalizar essa remessa internacional e por fim transferir o dinheiro, precisei ir a um contador para calcular a porcentagem de imposto que foi de (22,5%) em cima do valor total da transação, que deveria ser paga através de uma DARF para a Receita Federal... tipo, oi?
Minha sorte foi que o valor não foi tão alto assim graças a Deus e vida que segue. #moveon

Claro que não sei, caso optasse por fazer através de casa de câmbio, se iria ter de pagar esse valor pro governo, mas como comentei no início, não indico a ninguém fazer por remessa internacional. Acho bem mais viável tentar essa outra opção ou fazer uma transferência por sites como o transferwise.

But it's okay!

Com todos os documentos em mãos (seus e da sua Host Family), a agência pode enviar o pedido de visto ao IND. E depois de feito, recebi um e-mail com as instruções para a foto, meu agendamento ao consulado e depois de alguns dias a agência me enviou a carta com a pré aprovação do visto para que eu levasse ao consulado!

Para a galera que não é de SP, saibam que o único consulado que faz a emissão de vistos e o cadastro biométrico para a Holanda é o de São Paulo, então com certeza vocês irão ter que contar com um custo a mais para se locomover até o local e fazer esse procedimento que é primordial!
Quanto à fotografia que deve ser tirada para levar ao consulado, eles têm uma regra bem estrita quanto à isso, então não tem como fugir do local que a agência te indicar, mesmo que 2 fotos acabam saindo nada menos que R$30,00! que facada!

Os documentos que deverá levar para o dia de seu agendamento no consulado são:

- Passaporte ORIGINAL e c
ópia simples (nome/foto)
- Cópia do RG e CPF
- MVV preenchido para poupar seu tempo lá
- Carta de Pré-Aprovação
- 2 fotos (3x4 ou 3,5x4,5)

P.S. quanto ao meu MVV, já havia levado preenchido, a única coisa a mais que o cônsul pediu para que eu acrescentasse foi um número de telefone ou e-mail da host family! Sorte a minha que lembrava de cor o e-mail... então aconselho vocês a levarem uma colinha quanto a isso, porque não poderá usar seu celular dentro do consulado.

Você terá de deixar o passaporte para a entrega do visto e uma das coisas mais importantes: se informar quanto ao prazo em que poderá buscar ou receber em casa. No caso do último, o valor do sedex é de 15 euros, e eles cobram segundo a cotação do dia! Um adendo: levem trocado, pois lá eles não fornecem troco!
Eu, como tenho fácil acesso à SP, optei por ir buscar no consulado, ao invés de correr algum risco com greve de correios!

Em geral o tempo de retorno do seu visto é de 10 dias úteis, mas há relatos de meninas que receberam em 9 dias corridos! :)

Nesta etapa também, você providenciará sua CERTIDÃO DE NASCIMENTO:

Para ser au pair na Holanda você precisará se registrar na prefeitura dos seus hosts, na cidade em que você for morar. Para isso, eles pedem que você leve sua certidão de nascimento que deve ser emitida há no máximo 6 meses, estar apostilada e ser traduzida para o holandês por um tradutor juramentado e reconhecido pelo país.
Quando fiz a solicitação de uma nova via da minha certidão de nascimento, acessei o site do REGISTRO CIVIL, super rápido e fácil... fiz a solicitação dia 20/08, paguei o valor de R$54,85 já com o sedex. 
No site eles dizem que entregam em até 10 dias úteis, mas a minha chegou dois dias depois!
Quanto ao apostilamento no site Cartório SP você encontra todos os cartórios que fazem o serviço da apostila de Haia! 
Quanto ao valor, paguei aproximadamente R$117,00, provavelmente já com alguma taxa de frete, pois o cartório em que levei tem uma parceria com o que fez realmente o apostilamento, que é de São Paulo, capital.

Feito isso, enviei um e-mail solicitando um orçamento para fazer a tradução da certidão de nascimento com um tradutor reconhecido pelos Países Baixos, recebi a resposta com as informações e depois de apostilada, escaneei o documento para que pudessem me dar um orçamento mais específico! O valor seria de R$ 267,75 para que a mesma chegasse em 10 dias úteis! Mas vou optar pelo modo que muitas meninas fazem, traduzindo diretamente na Holanda, o que também acaba saindo mais em conta! :)

Além disso a agência irá enviar para você vários anexos que são informativos para sua viagem!! Como um check-list, um informativo sobre o seguro saúde, informações para a au pair e etc.

E depois de tudo feito e vistos em mãos: 
partiu Holandinha!!! 


Comentários