Visto Americano: Minha experiência e as perguntas da entrevista

Claro que ninguém quer ter o visto negado, mas no momento da entrevista é fato que o nervosismo conta muito e é sempre bom tentar manter a calma!

Logo quando você chega no consulado já é um pequeno "stress", que acredito eu, deixa a gente ainda mais tenso... documento aqui, documento ali, passa por uma fila, passa por um balcão, outra fila novamente, se estiver com casacos deverá retirar e passar pelo detector de metais, se estiver sozinho, terá de deixar suas coisas como celular e outras aparelhos eletrônicos em um guarda-volume fora de lá, depois anda para mais uma fila de novo que já é no local onde você vê várias cabines (parecendo aquelas prisões americanas, onde o prisioneiro conversa com você através de um vidro), e aí uma pessoa que ajuda na orientação te direciona para cabine número X onde você aguarda e enquanto isso vai escutando todas as outras entrevistas e vendo vistos serem negados e aprovados!

Se ter o visto aprovado é questão de sorte, então não tive, pois o mesmo foi negado por duas vezes para mim.
Acredito que um dos meus maiores erros talvez deva ter sido dizer que iria para o casamento da minha irmã, que foi como Au Pair e casou em terras americanas. Sim, bem american dream! :)

Provavelmente pela minha idade, trabalhando como vendedora na época e sem muitas coisas em meu próprio nome (mesmo que embora você leve sua vida de documentos e eles sequer pedem ao menos um, só para comprovar se sim ou não).

Depois da primeira tentativa negada, assisti a alguns vídeos, alguns diziam para irmos no primeiro horário, outros falavam para dizer que não conhece ninguém por lá, alguns diziam para falar que vai para Disney... A verdade é: não tem como prever!

Ainda tenho uma convicção dentro de mim que eles devem ter alguma porcentagem de vistos a serem aprovados e negados no dia, mas enfim, não era pra ser!
Gostaria muito de ter uma fórmula mágica pra dizer: Ó faz isso e aquilo e pronto!! Tá feito!
Mas infelizmente não tenho, então divido ao menos com vocês as questões que eles me fizeram lá com o intuito de ajudar!

As perguntas nas duas tentativas eram basicamente baseadas no DS-160 que você deve preencher, pagar o valor do visto e agendar sua visita (um dia ao CASV para fazer o recolhimento das digitais e foto e no outro ao Consulado Americano):

- Onde está indo?
- O que vai fazer?
- Está indo sozinho?
- Quanto tempo vai ficar?
- O que você faz no Brasil?
- Quanto tempo trabalha na empresa?
- Quanto você ganha?
- Você estuda?
- Você é formado?
- Com quem você mora?
- Quem irá pagar pela sua viagem?

como no meu caso iria para o casamento da minha irmã, ele me fez perguntas mais específicas como:

- O que ela faz?
- Ela mora no País?

Já na segunda entrevista a consul me perguntou mais ou menos as mesmas coisas, mas a diferença foi:

- O que mudou desde seu último pedido?

Há pessoas que eles não chegam a perguntar metade disso, há outras que eles fazem um turbilhão de perguntas! Já cheguei a assistir um vídeo de uma menina do Youtube, onde ela disse que contratou uma empresa que estudou o caso dela para que a pudesse orientar da melhor forma possível no momento de fazer a entrevista, e o melhor é que caso seu visto seja negado, a empresa devolve o valor da assistência! Já o consulado... esquece!

Deixo aqui o link do vídeo da Ana Arantes, de quem eu assisti, onde ela fala sobre o processo também e sobre a SELO, que é a empresa que a ajudou com o visto! Infelizmente só soube dessas empresas depois de fazer as entrevistas mais ou menos em Abril/2018, mas enfim, caso tenha interesse em realizar esse procedimento do Visto Americano, vale a pena assistir e good luck!!

Comentários