Exame de Tuberculose

Já na fase 3 do processo com a HBN a gente se depara com esse exame de tuberculose!
E você terá três opções:
1- Fazer o exame de Escarro
2- Fazer o PPD (Intradermoreação ou reação de Mantoux)
3- Tirar a chapa do pulmão

Quando expliquei ao médico que faria um intercâmbio e que deveria fazer o exame de tuberculose, de início ele havia considerado o PPD mas disse que não estavam fazendo mais, então me passou como segunda opção o de escarro, uma vez que seria algo mais detalhado!
Pra ser sincera ele nem chegou a citar ou considerar o raio-X.

Fui fazer o exame de escarro durante três dias seguidos  um tipo de exame que seria caso para outro post pois virou quase caso de novela. Resumindo, no dia que fui retirar o resultado, não estava pronto pois pediram uma nova amostra, ou seja, teria de fazer tudo de novo!

Decidida que não iria refazer, pesquisei então no site do meu convênio todos os laboratórios que poderiam me atender! Liguei em TODOS para saber se faziam o tal exame... "Não, não, não" era apenas o que escutei!
Pesquisei novamente outros laboratórios perto da região onde moro, no ABC Paulista e acabei encontrando o site da Delboni Auriemo que tinha o exame de PPD!

Entrei em contato com eles para saber se faziam, o que precisaria e se faziam no particular.
Eles me responderam e finalmente uma resposta positiva! A única coisa que deveria ter era o pedido médico, basicamente.
Então corri remarcar uma consulta, pegar a guia e ir lá direto!
Uma dica que dou é, não vão as quintas-feiras pois eles não fazem! Eu acabei fazendo isso e tive uma surpresa de que deveria retornar em outro dia!

Para fazer o exame não precisei agendar um horário, além disso ele não tem nenhum tipo de preparo!

O que é o PPD?

O PPD é o exame de triagem padrão para identificar a presença de infecção pela Mycobacterium tuberculosis e, assim, auxiliar o diagnóstico da tuberculose.

Aqui neste site você consegue encontrar toda a informação necessária!
Fui em uma sexta, ela fez a aplicação no meu ante-braço esquerdo, quando ela aplicou senti uma ardência, mas logo depois passou! Tive de retornar depois de 72 horas para que fosse feita a leitura do exame e para minha alegria não tive nenhum tipo de reação! O exame fica pronto 4 dias depois da leitura, sem contar que o atendimento do Delboni Auriemo foi muito bom, e o pessoal é extremamente atencioso!

Para quem é da região aqui de SP, eles tem diversas unidades, eu especificamente fui na Av. Dom Pedro II em Santo André. Mostrei o pedido e paguei o valor de R$ 80,00 (agosto/2018) para a realização do exame. Cheguei a fazer um post no Grupo de Au Pair, perguntando sobre, e uma das meninas disse que para o RJ o governo disponibiliza esse exame gratuitamente pelo SUS, então corre se informar! ;)

Muito rápido, fácil e prático!

Comentários