Self match ou não?

De fato, no início de qualquer processo para se tornar Au Pair, todo mundo já se questionou o que fazer quando o assunto é: SELF-MATCH OU AGÊNCIA?

Há muitas controvérsias nesse tópico, mas uma coisa é certa: escute seu feeling!
Acredito que eu não seja tão descolada assim no modo de dizer para entrar em um site, criar um perfil e tentar encontrar uma família "by myself". E realmente, não foi isso que fiz!

Optei pela agência desde o início, que no meu caso é a HBN.
Quando você fecha com a agência, sem ter nenhuma família ainda, você irá passar por todas as fases do processo, e depois disso terá a oportunidade de encontrar uma Host Family através deles! E querendo ou não, por um lado você acaba limitando esse número de famílias, pois você será apresentada exclusivamente para as que fazem parte da mesma agência que você! Mas uma das coisas que foram primordiais para minha escolha, foi que a HBN trabalha com uma análise qualitativa dos perfis, onde eles irão apresentar a você uma família que corresponda ao que você espera e vice-versa, aumentando assim as chances do seu ano de Au Pair ser o melhor possível!

Há também a possibilidade de: Já ter uma agência e optar por SELF-MATCH, neste caso as meninas procuram família por si próprias em sites como Au Pair ou Au Pair World, e depois de encontrar, a host family deverá fazer parte da sua agência por conta de documentação e tudo o mais que deverá ser preenchido e assinado! uma vez que na Holanda não é permitido ser Au Pair sem o intermédio de uma agência que seja reconhecida pelo IND.

Uma outra forma de SELF-MATCH: É quando você não tem agência e entra em sites como Au Pair ou Au Pair World citados acima, para encontrar a sua futura Host Family, e depois de ter um MATCH acaba entrando para a agência que sua Host Family faz parte!

Um dos "problemas" que mais vejo comentários sobre, é que a maior parte das famílias nesses sites procuram uma Au Pair com nacionalidade Europeia, pois os custos de visto são bem menores ou talvez até inexistentes comparado com nós, Brasileiras... e para que no momento de encontrar famílias, a pesquisa possa ser mais abrangente, muitas meninas trocam a nacionalidade, colocando uma europeia, dessa forma elas conseguem ter acesso as host families... e aí é ler os perfis e enviar mensagens para que você possa conseguir o tão esperado MATCH!

Saber exatamente qual será a melhor opção é difícil, mas sempre siga sua intuição! Na época em que iniciei meu processo tinha medo de sites como esses, por isso acabei fechando com a agência... Mas de fato, muitas meninas optam por esse método e no fim dá tudo certo também! O importante é sempre deixar tudo esclarecido entre você e sua host family para evitar futuros problemas quando já estiver em outro País! Façam pelo menos 3 skypes com a família antes de fechar um Match e perguntem tudo o que tiver que perguntar! Caso tenham dúvidas do que falar em seus Skypes, ---AQUI--- tenho dicas de perguntas que podem fazer para as Host Families!

E quanto à você? Me conta nos comentários como está sendo sua experiência com uma dessas escolhas!
Boa sorte e um beijo!

Comentários